quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Segurança ao acessar a Internet para transações bancárias

Muitas pessoas tem receio de acessar, via internet, sites bancários para efetuar transações financeiras. É bastante compreensível este medo, pois é vasta a quantidade e variedade de softwares maliciosos que percorrem a rede.
Também, muitos usuários, mundo afora, não mantém atualizados seus sistemas, por várias razões, entre elas, versões piratas de Windows. Ao não atualizar seu sistema operacional, este fica extremamente vulnerável a instalação de softwares maliciosos, podendo permitir a descoberta de informações confidencias, tais com o número da conta bancária e sua senha de acesso.

Para estes usuários, recomendo a utilização de uma distribuição Linux Live-CD, por exemplo o Ubuntu Linux. Você pode solicitar o envio de um CD pelo correio através do site https://shipit.ubuntu.com/ e receber gratuitamente uma cópia autêntica e livre de softwares maliciosos.

A utilização de uma distribuição em Live-CD, não interfere e nem muda o sistema operacional que você tem instalado em seu computador.
Você não precisa instalar o Linux em sua máquina.
Como o Linux está gravado em um CD-R, um software malicioso não irá infectá-lo;
Após o uso, basta religar seu computador sem o CD no drive e seu sistema estará novamente em funcionamento.

Modo de utilização

- Coloque o CD da distribuição Linux no drive de CD;
- Reinicie o computador;
- Seu computador irá carregar o Linux a partir do CD;
- Após a inicialização, abra o navegador de internet e acesse o site de seu banco;
- Após o uso, reinicie novamente o computador. O CD será ejetado do drive e seu Sistema Operacional de sempre será carregado e estará a sua disposição.

2 comentários:

  1. Ah, é uma boa idéia!

    Mas, por exemplo no site do Banco do Brasil, ele utiliza um teclado numérico virtual em Java... Não sei se no Live CD vem instalado a JVM, mas pelo que me lembre não. Tá certo, é só instalar ali, mas para um usuário que não tenha esse conhecimento complica um pouco...

    ResponderExcluir